domingo, 11 de março de 2012

Discurso. Paraninfo da turma 2012.

São José dos Campos, 10 de março de 2012.


Boa noite. Boa noite aos Formandos: Graziela, Lisboa, Rafael, Rodrigo, He­nrique, Thiago e Rogério. E lembremos também dos formandos que não estão presentes. Faço questão de cumprimentar os Familiares dos formandos. Enfim, boa noite a todos.

Antes de mais nada, quero agradecer o convite para ser o paraninfo da turma. É uma honra e uma grande alegria.

Mas, eu confesso, que enquanto eu planejava o que dizer nesse discurso, me ocorreu que o usual seria dar Parabéns aos Formandos e às Formandas. Entretanto, na verdade, o meu sentimento mais sincero não é o de dar parabéns.

Meu desejo é de agradecer. Vocês, caros Formandos e Formandas, deram muito mais do que receberam; então não se trata de parabenizar, mas sim de agradecer. Desse modo, o que eu sinceramente quero dizer é obrigado.

Obrigado por terem se aplicado. Obrigado por terem demonstrado ao longo desses anos as virtudes de dedicação, paciência, bom humor, cortesia e inteligência; entre tantas outras virtudes que eu poderia citar. Vocês, Formandos e Formandas, foram muito importantes na construção da UNIFESP de São José dos Campos. Vocês sabem disso.

Por isso, eu quero agradecer esse convívio durante o qual eu Aprendi com vocês muito mais do que Ensinei.


Feito esse agradecimento, agora sim eu aproveito para parabenizar por essa nova etapa que se abre em suas vidas.

E pensemos um pouco sobre essa nova fase... Façamos um último exercício.


Por um instante, busque recordar quais eram as suas expectativas quando vocês entraram na UNIFESP?

O que vocês esperavam do mundo? Qual era a sua visão sobre o seu lugar na Sociedade?


[pausa]


E hoje? Quais são as suas expectativas? Quais são os seus sonhos?


Tenho certeza de que as suas expectativas e sonhos são diferentes. Estão amadurecidos. Barreiras foram superadas e por isso vocês são pessoas diferentes. O seu lugar no mundo, agora, é mais amplo, tem mais possibilidades.


Observada essa mudança. Quero falar sobre a Educação.

Pois é disso que se trata a Educação. A Educação se trata de mudar as pessoas para melhor. De ampliar horizontes.


E nesse contexto, as escolas, como a UNIFESP são, simplesmente, o espaço onde se busca oferecer as condições ideias para que cada indivíduo possa efetivamente crescer intelectual, profissional e eticamente.

A Escola é um espaço onde cada aluno deveria poder dar o melhor de si. A UNIFESP também busca esse conceito, mas cabe reconhecer que talvez não tenhamos conseguido oferecer para vocês as condições ideais. Desculpem. Nós reconhecemos isso e trabalharemos para que a cada turma, a cada ano, essas condições sejam cada vez melhores.


Mas falemos sobre vocês, os donos e donas da noite de hoje.

A sua história de mudança não acaba aqui. Vocês são muito jovens e tem uma vida fantástica pela frente, a ser construída por vocês. Por favor, continuem ampliando seus horizontes. Continuem mudando para melhor dia após dia.


Faça do "ampliar-se", que até agora vocês tem feito tão bem, uma de suas metas de vida. E vocês sabem que não falo apenas em termos materiais.


Trabalhem a cada dia para serem melhores.


Como professor, essa foi minha última lição para vocês. Mas como amigo, minha porta estará sempre aberta.


Por fim, quero dizer que fico muito feliz em vê-los graduados e fico especialmente feliz de poder expressar essa alegria nesse encontro especial que é essa cerimônia de formatura.


Obrigado! Obrigado a todos pela atenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário